24 março 2009

Opel Ampera

O Opel Ampera, o primeiro modelo eléctrico da marca, e foi apresentado oficialmente em Genebra.Carl-Peter Forster, Presidente da GM Europe, anunciou que a produção do novo automóvel eléctrico com extensor de autonomia da marca alemã deverá arrancar no final de 2011.


Com cinco portas e quatro lugares, além de uma bagageira de grande capacidade, o Ampera é influenciado por várias linhas de estilo dos inovadores protótipos Flextreme e GTC Concept. A tracção do Ampera é sempre eléctrica, a qualquer momento e a qualquer velocidade. Em viagens até 60 km, o motor eléctrico é alimentado com a electricidade armazenada na avançada bateria de iões de lítio de 16 kWh. Quando circula com electricidade fornecida apenas pela bateria, o Ampera não produz quaisquer emissões.

A bateria do Ampera será fabricada pela GM na primeira unidade de produção de baterias de iões de lítio operada por um grande fabricante automóvel nos Estados Unidos. A bateria é formada por mais de 220 células de iões de lítio dispostas em ‘T', oferecendo grande potência. O sistema de propulsão do Ampera, que é praticamente silencioso, o equivalente a 150 cv. Graças a isso, o primeiro Opel eléctrico acelera dos 0 aos 100 km/h em cerca de 9 segundos e pode atingir uma velocidade máxima de 161 km/h.