30 novembro 2008

Kia Soul


A Kia Soul foi apresentada oficialmente Salão de Paris, em Outubro.Baseado na plataforma do Huyndai i20, o Soul pretende ser uma alternativa aos restantes modelos do segmento B, bem como dos monovolumes derivados - como o Nissan Note, o Renault Modus, o Fiat Idea ou o novo Toyota Urban Cruiser, com quem vai concorrer directamente.Com 4,10 metros de comprimento, 1,65 metros de altura e uma distancia entre eixos de 2,55 metros, e proposto apenas com transmissão dianteira.pretende seduzir os seus compradores.


A oferta mecânica do Kia Soul vai compreender um motor a gasolina de 1,6 litros com distribuição variável e 126 cavalos de potencia e um motor CRDi, igualmente de 1,6 litros, já conhecido do Cee¿d mas que graças a alterações na gestão electrónica passa a desenvolver 126 cavalos de potencia e 255 Nm de binário máximo às 2000 rpm. A actual variante de 115 cavalos irá ser proposta nos mercados em que a legislação sobre emissões poluentes é mais exigente.



Este pequeno crossover é, no fundo, a interpretação que a Nissan fez com o Qashqai no segmento C, mas aqui aplicada ao segmento B. A Kia reclama que o seu pequeno Soul é, na verdade, ainda mais espaçoso no interior do que o arqui-rival da Nissan.Estima-se que esteja disponível por cerca de €14500 na versão base.Em Portugal (onde o status é o mais importante que um automóvel pode oferecer), duvido que faça sucesso porque cá, a Kia ainda é "marca de pobre", mas este Kia Soul tem todas as condições para ser um sucesso ainda maior do que aquele que o Kia Cee'd está a ser na Europa.
.